quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Filha Única Baiana *_*

Oi lindas!

Já já início de mais um ano!
Pois é gente, 2013 já está batendo na porta e aproveito pra desejar a todos, nesse ano q irá iniciar... Saúde, paz, muitas alegrias, metas novas para realizar e mais AMOR (o amor é que nos faz seguir em frente). Que todos possam viver cada dia e cada minuto desse novo ano com um belo sorriso no rosto.

Bom, vamos lá... Esse post é muito especial pra mim, pois estou escrevendo ele diretamente de um lugar que adoro muito. SALVADOR-BAHIA, terra da alegria, da magia, do sotaque delicioso de ouvir, da comida mais gostosa do mundo (acarajé, abará, moqueca e tudo isso com bastaaaaante pimenta hahhahha) e do famoso carnaval.
Então, por gostar tanto dessa cidade, resolvi fazer uma mani que representasse algo que é tradição por aqui, digamos que é um amuleto típico da cidade. A famosa Fita do Senhor do Bonfim.

Quem aqui já não teve amarrado no pulso uma fitinha do Senhor do Bonfim?

Imagem retirada do Google

“A fita original foi criada em 1809, tendo desaparecido no início da década de 1950. Conhecida como medida do Bonfim, o seu nome devia-se ao fato de que media exatos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia. A imagem foi esculpida em Setúbal, em Portugal, no século XVIII. A "medida" era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada. Era usada no pescoço como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos, funcionando como uma moeda de troca: ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo (ex-voto). Como lembrança, adquiria uma dessas fitas, simbolizando a própria igreja. Não se sabe quando a transição para a atual fita, de pulso, ocorreu, sendo fato que em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada nas ruas de Salvador, quando foi adotada pelos hippies baianos como parte de sua indumentária. Alguns atribuem a criação da fita a Manuel Antônio da Silva Serva. Vendida em diversas cores, a Fita do Senhor do Bonfim possui um lado que poucos conhecem: cada cor simboliza um Orixá. Verde escuro para Oxossi, azul claro para Iemanjá, Amarelo para Oxum… Seja qual for a cor, a fita possui uma representação simbólica, estética e espiritual típicas das raízes africanas da Bahia. Na tradição popular, a fita do Senhor do Bonfim é enrolada no pulso e fixada com três nós. A cada nó precede um pedido, realizado mentalmente, e que deve ser mantido em segredo até a fita se romper por desgaste natural.” Texto retirado daqui


Vejam como ficou...

Não reparem o defeitinho e o enrugadinho, pois foi a primeira vez que coloquei uma película! rsrs 





Quero agradecer muitíssimo a Andressa do Clube do Esmalte por me enviar a película liiiiiiiiinda das fitinhas pra que eu pudesse fazer essa Mani. Andressa MUUUUUUUITO OGRIGADAAAAAAA!
E quem quiser comprar películas é só clicar aqui e ver as diversas estampas.


Espero que gostem e até a próxima!







11 comentários:

  1. Que Lindaaaaaaaaa, arrazouuuuuuu total...ainda mais com esse amarelo divo *.* amei *.* parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Só quer ser blogueira essa menina!!!Adorei o jogo de cores,tinha que ser da Bahia toda essa inspiração...beijos flor,e um 2013 abençoado!(Maíra)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra q bom vc veio visitar o blog! hahahha :D

      Obrigada pelo elogio!

      Super beijo e um maravilhoso 2013 p vc e p Mamá!

      Excluir
  3. Ameeeeeeeeeeeei!!

    Muito axé prá vc!!


    Ps.: Como vc vem a Salvador e não me visita?????Estou esperando prá te conhecer!!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!!!!!!!!

    Estou seguindo, me siga flor...
    Bjs

    Blog: eutodavaidosa.blogspot.com.br
    Fan page: www.facebook.com/eutodavaidosa
    S2

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda.. Eu amei demais essa película. Não usei nenhuma vez, mas toda vez que vejo morro de vontade.

    ResponderExcluir
  6. Cínthia essa mani ficou incrível, não tinha visto película com fitinhas do Senhor do Bonfim e adorei!!!
    Arrasou!!!
    bjks

    ResponderExcluir
  7. LINDO CINTHIAAAAAAAA!!!!

    Arrasou muito! Também amo a Bahia, e muito tive minhas fitinhas do Senhor do Bonfim amarradas no pulso... Só não vou dizer que a comida é a melhor do mundo porque eu sou chata pra caramba pra comer, não gosto de comida típica quase nenhuma, sempre emagreço quando viajo (preciso viajar mais vezes, hauahuahuahuahau).

    Adorei o post! Bjuuuussss!!!

    ResponderExcluir
  8. Q lindaaaaaa!
    Invejei vc ai em Salvador!
    Q terra mais linda!
    Super tematica e linda a unha!

    ResponderExcluir

E o seu comentário hoje é...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...